HUAna recebe em média dois idosos vítimas de queda por dia

idosa_1

O Hospital de Urgências de Anápolis, a 55 km de Goiânia, recebe, em média, dois idosos vítimas de queda por dia. No ano passado, a unidade atendeu a 777 pacientes com este diagnóstico, sendo que 22 morreram.

Internada no hospital, a dona de casa Vera Lúcia Ribeiro acredita que a tontura fez com que ela não evitasse a queda. “Conforme eu desci a calçada, que é alta, eu engarranchei o pé [no mato], foi onde eu cai, tipo me deu uma tontura e juntou tudo”, relata. O acidente provocou ferimento no ombro e fraturas no rosto.

Segundo a otorrinolaringologista Juliana Caixeta, a maioria das quedas de idosos é provocada por uma leve tontura. “Idosos que usam três ou mais tipos de medicamentos diferentes têm um risco aumentado de queda. Se esses medicamentos são para diminuir a pressão, sedativos ou antidepressivos, têm uma chance maior de causar a queda do idoso”, afirma.

Para a médica, as quedas podem ser evitadas na maioria das vezes. Ela afirma que cuidados simples podem fazer toda a diferença.
“Isso incluiu usar sapatos com solados antiderrapantes, evitar tapetes muitos lisos no piso, então usar tapetes bem grandes ou antiderrapantes de preferência, não utilizar sapatos de salto, evitar deixar objetos jogados pelo chão, deixar a luz do banheiro acesa durante a noite para evitar que, se você precisar levantar e ir a cozinha ou ao banheiro, você fique confuso por causa da escuridão”, ensina a otorrinolaringologista.

A aposentada Balbina Nogueira já sofreu dois acidentes do tipo e fraturou um braço e uma perna. Após as duas quedas, ela afirma que aprendeu as dicas. Por isso, abriu mão de fazer atividades rotineiras. “Não limpo casa, não lavo banheiro, com medo de cair no sabão”, conta.

Assista essa reportagem vinculada no Bom Dia Goiás: Clique aqui

Por: G1 Goiás