Outubro Rosa: Hospital de Urgências e Santa Casa realizaram hoje ações de conscientização

Hoje, 29, pela manhã, havia um movimento diferente de pessoas na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis. Vestidos rosa e branco, funcionários e diretores da instituição e do Hospital de Urgências de Anápolis, aguardavam para dar início a “Caminhada Rosa”. Com balões rosa e laços que simbolizam a campanha, os participantes acompanhados pelo Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), passaram pelas ruas chamando atenção de motoristas e de quem transitava nas mediações do bairro Jundiaí, alertando sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Durante o trajeto até o parque Ipiranga, laços rosa foram entregues à população. Em seguida, a segunda ação foi realizada no auditório do Parque Ipiranga. O ginecologista e mastologista Dr Abmael Silvério alertou homens e mulheres presentes sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento. “A cada dez mulheres, uma terá o câncer de mama. A cada cem homens, um poderá ter a doença. Por isso, é importante conscientizar a população da importância da prevenção”, declarou. Para as mulheres, Dr. Abmael deu dicas sobre o auto- exame.” O ideal é fazer todo mês, mas não poder ser no período que antecede, e nem nos dias da menstruação”, informou. Na oportunidade, ele falou ainda sobre os fatores de risco da doença e sobre a cirurgia reconstrutora, que é direto da mulher. No final da palestra, os presentes tiraram as dúvidas e o Dr. Abimael respondeu a questionamentos como o uso de hormônios e quimioterapia.

Essas ações marcaram as comemorações do Outubro Rosa, mês determinado pelo Ministério da Saúde para estimular as mulheres entre 40 e 69 anos de idade a fazerem o exame mamógrafico.  A Santa Casa realiza por mês 300 mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O nosso compromisso é com a saúde global da população anapolina. Por isso, além do cuidado que temos com o paciente dentro do hospital, incentivemos ações como esta, já que a prevenção é o que evita maiores problemas no futuro” informou o gestor de projetos do hospital, Renato Souza.