13 de Outubro – Dia do Fisioterapeuta

(HUAna): Enfermarias, Pronto-socorro, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, o HUAna conta com 17 fisioterapeutas, que nesta sexta-feira, 13, comemora o dia da categoria. De forma inédita, desde Outubro de 2015, o HUAna é o primeiro hospital de Goiás em oferecer o serviço de Fisioterapia 24 horas, e passados dois anos, ainda um dos únicos no estado.

Leonardo Gusmão, Supervisor de Fisioterapia da unidade, frisa que são 06 fisioterapeutas por turno, onde os profissionais avaliam 24 horas os usuários internados. Com esse serviço, há um nível maior de satisfação e segurança da equipe. Além de trazer múltiplos benefícios ao paciente. “É uma área vasta, que no toque das mãos, olhar nos olhos, no monitoramento e condução da ventilação mecânica dos clientes intubados ou não e na construção do diagnóstico funcional conseguimos traçar o plano terapêutico, assegurando a qualidade da assistência e otimizando a segurança do paciente, impactando na melhora da qualidade de vida dos usuários”, ressaltou.

O HUAna diariamente recebe pacientes em estado muito complexo, como traumas graves, fraturas múltiplas e lesões com comprometimento de órgãos e sistemas. Segundo Leonardo, o papel do fisioterapeuta começa desde a entrada do paciente no hospital. “A fisioterapia faz todo o diferencial. Desde o processo de mobilização precoce garantindo que no futuro ele possa desenvolver suas funcionalidades e ter condições pra se reabilitar, até na fase aguda, onde há a preocupação com a estratégia da ventilação mecânica, mais protetora, que garanta menos complicações acelerando a melhora clínica do paciente” ressaltou.

A classe, avalia que é um trabalho gratificante, pois é muito bom ver saudável e funcional mediante o possível, o paciente que ajudamos a cuidar. Alguns até retornam, mas, apenas para nos visitar e mostrar como estão bem.

Os fisioterapeutas integram a equipe interdisciplinar formada também por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e assistentes sociais, por exemplo. Estes profissionais monitoram o paciente desde sua chegada no Pronto Socorro, internação na UTI até a acomodação em um leito de enfermaria.