NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Fundação de Assistência Social de Anápolis – FASA, mantenedora da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis e Hospital Estadual de Urgência de Anápolis Dr. Henrique Santillo, tomou conhecimento da Recomendação nº 004/2018 da 9ª Promotoria de Justiça de Anápolis em 04 de abril de 2018 e tão logo reuniu seu corpo técnico e jurídico para esclarecimentos necessários.

A instituição entende que o Ministério Público cumpre o seu papel de curador das Fundações e de defesa dos direitos coletivos e acredita que os esclarecimentos mostrarão uma realidade diferente do exposto na carta recomendatória e exposto na mídia. A Santa Casa cumpre, há mais de setenta anos, com seu papel de servir Anápolis e mais 160 municípios com saúde de qualidade, extrapolando o limite mínimo de atendimento pelo SUS, estabelecido em Lei de 60%, porém mais de 80% do seu atendimento é pelo Sistema Único de Saúde, sendo o principal instrumento de saúde do município com a disponibilização de centenas de leitos, UTI’s adulto, pediátrica e neonatal, salas de partos, centro cirúrgico, equipamentos de ponta e com mais de 700 profissionais que dedicam experiência e expertise em atendimento médico/hospitalar e humanizado.

Por fim, a Santa Casa informa que sofre com a crise de falta de saúde do país, convivendo, por anos, com atrasos mensais de repasses, desalinhamento financeiro e atendendo obrigações que são do município e da União, que extrapolam a sua capacidade instalada, o que tem gerado um déficit mensal financeiro. Vale ressaltar que como o próprio Ministério Público comprova, há inexistência de qualquer desvio de recurso ou de finalidade. Todo recurso obtido é empregado em saúde.

Anápolis, 10 de abril de 2018.

Fundação de Assistência Social de Anápolis