BEM VINDO AO HOSPITAL ESTADUAL DE URGÊNCIAS DE ANÁPOLIS DR HENRIQUE SANTILLO
Colaboradores do HUANA participam de palestra sobre a Influenza promovida pela CCIH

Colaboradores do HUANA participam de palestra sobre a Influenza promovida pela CCIH

Os colaboradores do Hospital Estadual de Urgência de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUANA), unidade da SES – Governo de Goiás, tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre gripe pelo vírus influenza, durante palestras nos dias 13 e 18 de abril, ministrada pelo infectologista, Dr. Marcelo Daher e pela enfermeira Ana Carolina Nepomuceno, ambos do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HUANA.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano circula mais de um tipo concomitantemente, por isso a importância de abordar a prevenção. Durante a palestra do infectologista, foi abordada o modo de transmissão da gripe, que podem ocorrer: de forma direta, por meio de gotículas geradas pela tosse, espirro ou fala; ou de forma indireta ao tocar olhos, nariz e boca, após o contato com superfícies contaminadas de 12 até 48 h.
O crescimento dos números de casos de influenza em Goiás deixou o estado atento para uma possível epidemia. O último boletim epidemiológico confirmou 577 casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG) em 2018, sendo 103 casos de Influenza, 92 por H1N1, tendo confirmação de 13 óbitos. 224 casos estão em investigação. Apesar dos casos de H1N1 ter crescido nas últimas semanas, está abaixo dos números de 2016, ano com alta incidência da doença. No mesmo período daquele ano foram confirmados 152 casos, com 35 óbitos.
De acordo com o Dr. Marcelo a solução para inibir o vírus são as prevenções.”Evidencio que alguns cuidados devem ser tomados para evitar a contaminação, como lavar as mãos frequentemente, evadir-se de lugares com aglomeração de pessoas, e evitar tocar em objetos de uso comum e as pessoas elegíveis devem se vacinar”, destacou o infectologista.
 
As informações sobre as prevenções e cuidados foram passadas a toda equipe de colaboradores, que por sua vez, serão multiplicadores aos usuários do HUANA. A vacinação dos grupos de riscos teve início na última segunda, 16/04 e colaboradores da unidade já foram vacinados através de campanha interna de vacinação, uma vez que estes profissionais lidam com o risco de doenças diariamente.
 
 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Tradução »
Skip to content