BEM VINDO AO HOSPITAL ESTADUAL DE URGÊNCIAS DE ANÁPOLIS DR HENRIQUE SANTILLO

Vítima de acidente de trânsito é transferido de helicóptero para o Huana

Um homem, vítima de acidente de trânsito em Uruaçu, foi transferido na tarde de segunda-feira, 23, para o Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUANA). “É um caso considerado gravíssimo. O paciente precisa de atendimento especializado em urgência e emergência”, explicou o diretor técnico do Huana, Jason Freitas Damasceno, ao ressaltar que o transporte tinha de ser o mais ágil possível.

A transferência do homem, politraumatizado, marca o início da utilização do heliponto do hospital, concluído em abril passado. “Quanto menor o tempo de atendimento, mais chances de vida e recuperação”, acrescentou o médico. Ele explica que, de helicóptero, os quase 250 quilômetros que separam a cidade do Norte de Goiás e Anápolis foram vencidos em apenas uma hora, contra, pelo menos 3 horas de carro.
Se o pouso tivesse ocorrido na Base Aérea, seriam necessários ainda de 20 a 30 minutos no trânsito para uma ambulância fazer o traslado do paciente. “O caso é muito grave e precisava da agilidade e da segurança da aeronave”, justificou o médico.

“O início das atividades do heliponto é mais uma importante ferramenta do Huana”, acrescentou Irmã Rita, administradora geral do hospital, ao lembrar que a estrutura atenderá pousos de helicópteros do Corpo de Bombeiros e das Polícias Rodoviária Federal e Civil, para atendimento de urgência e emergência.

Fechar Menu
Tradução »
Skip to content