BEM VINDO AO HOSPITAL ESTADUAL DE URGÊNCIAS DE ANÁPOLIS DR HENRIQUE SANTILLO
Primeira palestra do Programa Qualidade de Vida do Trabalhador abordou o tema Hipertensão e Diabetes

Primeira palestra do Programa Qualidade de Vida do Trabalhador abordou o tema Hipertensão e Diabetes

Nos dias 30 e 31 de maio, aconteceu no Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo – Huana a primeira palestra do Programa Qualidade de Vida do Trabalhador, que teve como foco a prevenção de duas doenças silenciosas, Hipertensão e Diabetes. A ministrante foi a Especialista em Farmacologia Clínica, Lilian Cecília, que mostrou que as doenças são crônicas, conhecidas como “assassinas silenciosas” e são as que mais preocupam os profissionais da saúde.

Lilian Cecília mostrou algumas dicas para prevenir a hipertensão, destacou os tipos de diabetes e o tanto que a doença pode ser traiçoeira, precisando sempre procurar fazer exames rotineiros. “Essas ações têm a função de despertar a importância de cuidar da própria saúde. Pois muitas vezes, a pessoa está inserida num ambiente de saúde, mas não cuida da sua. E existem ainda, aqueles que sabem que precisam de acompanhamento, mas não o procura”, afirmou.

Em 90% dos casos a hipertensão é herdada dos pais, mas há ainda vários fatores que podem influenciar nos níveis de pressão arterial, entre eles: idade, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e ingestão desregrada de sal e sódio. Alguns dos sintomas da hipertensão podem ser: dor de cabeça, tontura, enjoos e visão embaçada, levando a consequências como: AVC, Cegueira e Insuficiência Cardíaca.

Para o diretor técnico Dr. Jason Freitas Damasceno, programas como esses são importantes, pois, dessa forma, foi descoberto que existe um grupo de colaboradores que possuem essas doenças. “Como foi encontrado um grupo de colaboradores com hipertensão e diabetes, aumenta-se o risco de desenvolver outras complicações de saúde. Essas ações servem para despertar neles a importância de controlar de forma adequada a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue.

O PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR

Mozair Ducas – Fisioterapeuta do Trabalho

O programa de Qualidade de Vida do Trabalhador do Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo – Huana, do Setor de Saúde e Segurança do Trabalhador, teve seu inicio em maio deste ano, partido de uma demanda legal das normas regulamentadoras, além de portarias da Secretaria de Estado da Saúde – Estado de Goiás. De acordo com Mozair Ducas, Fisioterapeuta do Trabalho, o primeiro passo foi absorver essa demanda, criando um questionário para todos os colaboradores de todos os setores.

“Nós atingimos 60% do público, equivalente a aproximadamente 470 pessoas. O questionário tinha perguntas voltadas para doenças, síndromes e qualquer problema que possa ter cometido a saúde do trabalhador no passado ou no presente, como por exemplo: hipertensão, diabetes, problemas de coluna e outras doenças. Com esses números nós geramos os grupos e através deles foi iniciado palestras específicas”, relatou Mozair.

Essa foi a primeira palestra do programa depois do início das pesquisas, voltada para Hipertensão e Diabetes, alcançando colaboradores do diurno e noturno. Durante todo o ano de 2019 será realizada uma palestra com tema diferente para o público específico que foi encontrado durante a pesquisa. O programa espera crescer e despertar cada vez mais a necessidade do cuidado e do controle. 

Fechar Menu
Tradução »
Skip to content