Diga não à desnutrição hospitalar

Você sabia que 1 em cada 3 pacientes internados sofre com a desnutrição? E para combater esse índice a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral – BRASPEN lançou a Campanha contra a desnutrição hospitalar que visa tornar de conhecimento público a prevalência, os problemas causados pela desnutrição hospitalar.

A Supervisora da Nutrição do Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo – HUANA, Jordana Pires realizou uma ação no hospital para despertar nos colaboradores a importância de estar sempre alerta para combater a desnutrição. “A Nutrição tem papel fundamental de definir o tempo de internação e recuperação deste paciente, da chegada até a alta hospitalar, portanto não deve ser negligenciada é papel de toda equipe multiprofissional”, afirmou Jordana.

A taxa de desnutrição no Brasil segundo a BRASPEN, varia entre 20 e 60% em adultos hospitalizados e durante a hospitalização esta condição piora progressivamente principalmente em idosos e pacientes críticos. Uma das principais complicações da desnutrição é o atraso no processo de cicatrização, complicações cirúrgicas e infecciosas, além do aumento no tempo de internação.

Para o Diretor Técnico Dr. Jason Freitas, a desnutrição causa um impacto negativo na saúde do paciente de forma geral, por isso “a identificação precoce da desnutrição por meio de ferramentas recomendadas, possibilita estabelecer conduta nutricional mais apropriada e melhora nos pacientes”, ressaltou.