HUANA realiza treinamento de Primeiros Socorros para os colaboradores

Os colaboradores do HUANA participaram nos dias 06 e 07, de um treinamento de Primeiros Socorros com o Enfermeiro do Núcleo de Ensino em Urgências do SAMU, Alessandro Rodrigues. No treinamento o facilitador mostrou como devem ser os procedimentos de primeiros socorros em vítimas que precisam manter os sinais vitais. O objetivo da aplicação dos primeiros socorros é isolar a vítima e proteger o agravamento dos sintomas.

Para que o atendimento inicial de primeiros socorros ocorra, a pessoa precisa ter uma noção básica de como realizar o procedimento. Esses procedimentos são feitos em casos de emergência que relacionam acidentes de diferentes naturezas, entre eles estão: Infarto, paradas cardiorrespiratórias, asfixias por corpos estranhos, choque elétrico, fraturas, sangramentos, queimaduras, entre outros.

De acordo com Alessandro, o socorrista é o principal responsável pela aplicação de primeiros socorros, mas em casos de emergência, qualquer individuo com noção básica pode colaborar com o alívio de sintomas de um paciente acidentado. “A importância da prestação de primeiros socorros nestes casos é essencial, reduzindo a dor e os sintomas dos pacientes até que os mesmos tenham acesso a um atendimento específico em áreas de saúde preparadas”, disse.

“Este treinamento foi muito importante para que os colaboradores tenham conhecimentos suficientes para realizar um primeiro atendimento em situação de emergência. Atitudes tomadas com rapidez podem salvar vidas e ajudar a reduzir as consequências de acidentes de saúde”, concluiu o Diretor Administrativo do HUANA, Renato Pereira de Souza.