HUANA realiza Campanha Junho Vermelho com colaboradores e comunidade vizinha

A ação foi batizada de Junho Vermelho, em analogia à cor do sangue e ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho, com o intuito de conscientizar e incentivar a doação de sangue, despertando nas pessoas a cultura da doação e conseguir, assim, um número seguro de doadores regulares.

O Huana iniciou a ação dentro do hospital com os colaborados, apresentando dados da pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, que registou uma queda nos Hemocentros de 32% nesse período frio e seco que começa no mês de junho e vai até agosto. Os dados também mostraram que 39% dos brasileiros admitem não saber qual é seu tipo de sangue.

O estudo, que ouviu entrevistados em todo o país, mostrou que o desconhecimento é maior entre os homens (44%) do que entre as mulheres (35%). Assim como a maioria dos jovens (52%), na faixa dos 16 aos 24 anos, também desconhecem esse aspecto de seu próprio corpo.

Depois da ação interna, a comissão realizou a mesma ação nas imediações do Huana mostrando ainda quais os requisitos para ser doador e os cuidados especiais após a doação. “Eu posso estar do outro lado um dia e somente quem passa por isso sabe a importância desse pequeno gesto de amor, mas que tem consequências expressivas”, relatou a estudante de fotografia Priscila Moreira que aceitou participar da ação e disse ser doadora regular pois fica muito feliz em ajudar o próximo.

Para o Diretor Técnico do Huana, Dr. Jason Freitas, campanhas como essas são importantes pois têm pessoas hospitalizadas dependendo dessas doações. ” Existem situações em que a transfusão de sangue é indispensável e para que ela ocorra é preciso contar com doadores. O sangue doado não faz a menor falta para o doador, o processo é simples, rápido e seguro”, afirmou. Portanto faz-se necessários cada vez mais de campanhas que trabalhe essa conscientização na população.

Doe Sangue! Faça parte deste time que salva vidas!