AGOSTO LILÁS – É LEI!

A campanha Agosto Lilás foi criada em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, para defender os direitos da mulher em situação de violência. O Brasil ocupa hoje o 5º lugar no mundo no ranking de violência doméstica. A Campanha teve início no Estado do Amazonas em 2016, este ano ela foi lançada em Florianópolis e Mato Grosso do Sul. No Estado de Goiás ela já aconteceu na cidade de Luziânia e em 2019 em Anápolis, o HUANA aderiu a campanha.

O objetivo de promover o Agosto Lilás no hospital foi sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha (Lei federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), por meio de palestras, bate-papo e folhetos explicativos, além de oferecer também orientações jurídicas e psicológicas a cerca do tema.

Durante esses dias da campanha estiveram conosco, a ex-delegada Dra. Erondina de Morais, atual Coordenadora do Centro de Referência da Mulher; Karen de Moura, Psicóloga do Centro de Referência da Mulher e Karine Moreira, Psicóloga do Grupo Reflexivo de apoio para homens autores de violência. Elas apresentaram dados, falaram da Lei Maria da Penha, esclareceram dúvidas e ofereceram orientações.

Como denunciar:

A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Ligue 180 – é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), oferecido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, desde 2005.

O Ligue 180 funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil e de mais 16 países.

Saiba mais em: http://www.institutomariadapenha.org.br/