DIA MUNDIAL DA SEPSE

Você já ouviu falar em Sepse?

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Antigamente, era conhecida como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada, mas não se trata de uma infecção que está em todos os locais do organismo.

Por vezes, a infecção pode estar em um só órgão, como o pulmão, mas provoca em todo o corpo uma resposta com inflamação, na tentativa de combater o agente da infecção. Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários dos órgãos do paciente.

A Campanha

Dia 13 de setembro é o Dia Mundial da Sepse. A sepse é um problema grave de saúde e dados divulgados pelo Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) impressionam: a sepse hoje é responsável por mais mortes do que o câncer ou infarto agudo do miocárdio. Estima-se cerca de 670 mil casos no Brasil por ano.

Por isso, esse ano, o HUANA realizou a blitz da Sepse nos setores, com o objetivo de promover conscientização, tanto para o profissional de saúde, quanto para pacientes, acompanhantes e visitante. A identificação rápida da doença e o tratamento adequado são o diferencial para a sobrevida.

Detectar a sepse e tratá-la precisa ser prioridade.