Dia Mundial da Segurança do Paciente

Dia 17 de setembro foi o dia Mundial da Segurança do Paciente a campanha teve como o tema: “Segurança do paciente: uma prioridade global de saúde”, com o slogan “Falemos todos pela Segurança do Paciente”. Quando falamos em segurança, falamos em reduzir a um mínimos aceitável o risco de dano desnecessário associado ao cuidado em saúde.
Nos dias 17 e 18 de setembro o HUANA realizou ações no interior do hospital, a blitz foi prepara trabalhar a conscientização com os pacientes, familiares, acompanhantes e colaboradores.

O QUE É SEGURANÇA DO PACIENTE?

São práticas para a diminuição ou eliminação de riscos e danos para o paciente no decorrer da admissão até a alta hospitalar.

COMO SE PROTEGER?

Forneça informações importantes a seu respeito, como alergias, doenças e medicamentos em uso;

Procure interagir com os profissionais que estão cuidando de você;

Pergunte, anote, esclareça suas dúvidas, entenda as recomendações e participe do seu cuidado;

Siga as orientações da equipe que está cuidando de você.

METAS DE SEGURANÇA

Identificar corretamente o paciente;

Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde;

Melhorar a segurança medicamentosa;

Assegurar cirurgia sem dano para o paciente;

Higienização das mãos; Prevenção de queda e lesão por pressão.