SETEMBRO VERDE

Durante todo o mês de setembro, os colaboradores do HUANA aderiram a campanha – Setembro Verde, em alusão ao Dia Mundial da Doação de Órgãos. Foram desenvolvidas ações dentro do hospital para conscientizar colaboradores, pacientes e acompanhantes.

Além dos colaboradores usarem durante o mês o laço verde que simboliza a campanha, as fachadas do hospital também recebeu iluminação verde. Nos corredores do hospital foi possível ler vários materiais sobre a doação de órgãos. Esse material respondia dúvidas, como: O que preciso fazer para ser um doador? Quais são os tipos de doador? Para quem vãos os órgãos?

No Brasil, para ser um doador não é preciso deixar nada por escrito nem registrado em documentos. Aquele procedimento antigo que registra a opção de doador de órgãos na carteira de identidade, não existe mais. O essencial para se tornar doador de órgãos é avisar a sua família. Afinal, a doação só acontece após a autorização familiar.

Para a presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT, Vanessa Lobo, o diálogo é a melhor opção. “É extremamente importante que conversem com a família sobre seu desejo para que a vida continue em uma outra pessoa. Pois só deixando bem claro a sua vontade para a família será possível garantir a doação.”, relatou.

O mês verde do HUANA encerrou-se com uma palestra alusiva ao movimento “Setembro Verde” para colaboradores do hospital  ministrada pela Coordenadora da Captação de Órgãos do Estado, Katiúscia Christiane Freitas,
despertando nos trabalhadores o desejo de aprofundar discussões sobre o processo de captação e doação de órgãos

27 de setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos

O dia 27 de setembro é celebrado, em todo o País, como o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data, instituída pela Lei Federal 11.584/2007, tem o propósito de conscientizar as famílias brasileiras sobre a importância da doação de órgãos e tecidos em benefício ao próximo.

Maria Vitória, da Comunicação Setorial