Governador faz repasse para ampliação e reforma do HUAna

O Governador de Goiás, Marconi Perillo e o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Antônio Faleiros, participam às 17h30, dessa sexta-feira (27), do lançamento da pedra fundamental, que marca a segunda etapa da ampliação e reforma do Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUAna), administrado pela Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA).

O Estado investirá R$33.062.058 na unidade. Desse valor, R$ 16.286.384 serão empregados na ampliação e reforma da unidade; o restante será utilizado para despesas de obrigações sociais, débitos gerais com fornecedores, décimo terceiro salário/2013 e provisão para despesas rescisórias.

Na ocasião, a Administradora Geral do HUAna, Dra Maria da Glória (Irmã Rita Cecília Coelho OSF), apresentará os resultados do plano de construção do hospital. No total, a Organização Social (OS) recebeu aproximadamente R$ 3 milhões em repasse do governo estadual para iniciar da ampliação.

As obras deverão começar em janeiro, e dobrarão a capacidade de atendimento do hospital. Com a expansão, o HUAna ganhará mais leitos de internação: 40 para enfermaria e 13 de UTI adulto; seis leitos de recuperação pós-anestésica (RPA); duas salas de cirurgia; um auditório, além de heliponto e ampliação da cozinha, refeitório, lavanderia, ala de apoio e área administrativa.

Histórico do HUAna

A unidade foi inaugurada em 2005 e desde a abertura é administrada pela Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA). Atualmente têm 84 leitos de internação e 610 colaboradores. Mensalmente mais de quatro mil pacientes são atendidos no pronto socorro. No mesmo período a unidade realiza 600 internações, 800 cirurgias – sendo cerca de 600 ortopédicas – e 18 mil exames para diagnóstico – entre laboratoriais, raios-x e de tomografias.

No atual contexto a unidade está operando 28,75% acima da capacidade, para atender moradores de 59 municípios goianos, além de pacientes de outros Estados. O HUAna é muito procurado por moradores de Tocantins, sul do Pará, Mato Grosso, Bahia e Distrito Federal. Apesar da demanda crescente, o hospital tem uma das melhores taxas de atendimentos entre os hospitais do Estado.

Serviço:

O que: Lançamento da pedra fundamental que marca obras de ampliação e reforma do HUAna

Local: Área externa do HUAna, Av. Brasil Norte, 3.105. Cidade Universitária

Contatos: Maria Amélia Saad 8143-1757 Flávio Mobaroli 9108-4669