Embaixada dos Estados Unidos da América visita HUAna para estreitar relacionamento

O Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUAna) recebeu na última quinta-feira (03), a visita do Vice Consul, Sean Mckeating e da Assistente Consular, Andressa Morais, da Embaixada dos Estados Unidos da América. O encontro teve como objetivo apresentar aos visitantes o sistema de atendimento oferecido à comunidade tendo em vista que, na região atendida pelo HUAna, recebe-se em média 2000 cidadãos americanos por ano e alguns deles já foram atendidos pela unidade hospitalar, em casos de urgência e emergência.
Durante a visita, dados importantes do HUAna foram levantados, citando a estrutura orgânica e funcional do Hospital, bem como o modo de excelência de sua gestão entre a Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA) e Governo de Goiás/Secretaria de Estado da Saúde. Também foram apresentados números de atendimentos, visita a estrutura e desafios na área da assistencial. Na oportunidade, os representantes da Embaixada deferiram atenção especial em alguns assuntos, como, o estreitamento de relação entre o Hospital e a Embaixada, no caso de algum cidadão americano dar entrada no HUAna.
A Administradora Geral da FASA, entidade que administra o HUAna, Dra. Maria da Glória Fernandes Coelho – Irmã Rita Cecília OSF, apresentou que o Hospital é um projeto-piloto de excelência no Estado de Goiás em assistência médica e hospitalar de emergência e urgência para o interior do estado e que tendo como missão promover a assistência hospitalar humanizada e de excelência, dentro dos princípios cristãos, busca sempre respeitar a dignidade humana e integra-se às políticas públicas de saúde.
O Vice Consul da Embaixada dos EUA, Sean Mckeating, agradeceu a exemplar receptividade e assistência oferecida pelos hospitais geridos pela FASA, HUAna e Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, em todas as vezes que se fez necessário um atendimento aos norte-americanos, além de todo o trabalho realizado a comunidade local. Destacou ainda, que o apoio da Santa Casa para tratamentos continuados são essenciais para atender não só a urgência e emergência do HUAna, mas como qualquer outra necessidade.
Em 12 anos de funcionamento, o HUAna já realizou mais de 4,9 milhões de procedimentos. Atualmente encontra-se em ampliação e reforma e com sua conclusão terá uma área construída de 5 mil metros quadrados. A unidade hospitalar possui capacidade para atender 500 pacientes mensalmente pelo Sistema Único de Saúde – SUS nas especialidades de Clínica Médica, Traumato-ortopedia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, cirurgia buco-maxilo-facial, Cirurgia Vascular, Anestesiologia, Radiologia, Infectologia e Nutrologia.