HUANA ABRE 18 NOVOS LEITOS DE UTI NESSA SEGUNDA-FEIRA (20)

HUANA ABRE 18 NOVOS LEITOS DE UTI NESSA SEGUNDA-FEIRA (20)

O Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo – HUANA, abre nesta segunda-feira, 20, dezoito novos leitos de UTI voltados a pacientes suspeitos ou confirmados para COVID-19. Os respiradores que serão utilizados foram provenientes do Ministério da Saúde (MS), após pedido inicial do vereador Pastor Elias elevada a moção pela Câmara dos Vereadores de Anápolis e posterior atuação do Deputado Federal Major Victor Hugo. Os monitores e o restante da estrutura e equipe foram disponibilizados pelo Governo do Estado de Goiás através da estrutura do HUANA.


Para Dr. Cicilio Alves de Moraes, Presidente da FUNEV, a nova estrutura, que contará ainda com aproximadamente 100 profissionais, vem em boa hora: “entendemos que os 18 novos leitos são um reforço para o trabalho que já vinha sendo desempenhado pela instituição. É preciso destacar o importante papel da Fundação Universitária Evangélica – FUNEV, gestora do Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo”. Duas alas de UTI foram preparadas e já nesta segunda-feira os leitos entraram em funcionamento.


Renato Pereira de Souza, gerente administrativo da unidade, destacou que os leitos atenderão a pacientes regulados pelo complexo regulador da Secretaria de Estado da Saúde – SES-GO. “A SES-GO e a equipe do HUANA não tem medido esforços para atender à demanda de pessoas com suspeita ou confirmação para COVID-19. O momento é delicado, mas é possível enfrentar os desafios que a pandemia do coronavírus trouxe, com trabalho e humanização”, destacou.


Com os 18 novos leitos, o HUANA passa a ter 33 vagas de UTI para pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19. Além dessas, a unidade já dispunha de 18 leitos convencionais, fazendo com que o total de leitos de UTI chegue a 51. O Hospital de Urgências de Anápolis possui ainda 81 leitos de enfermaria, sendo 61 convencionais e 20 de isolamento COVID-19.

O diretor executivo da FUNEV/HUANA, João Pedro dos Santos Pereira, evidenciou este momento importante para a instituição. “Em março planejamos, e falamos há duas semanas sobre a possibilidade efetiva de abertura desse novos leitos de UTI no Hospital de Urgências de Anápolis e hoje nós conseguimos fazer a abertura dessa estrutura. São 18 novos leitos”, reforçou. Ele destacou o treinamento das equipes que atuarão a partir desta segunda-feira.


“Com a graça de Deus conseguimos a equipe. Quem está vivendo essa realidade, sabe que não é fácil, pois muitos profissionais estão em falta, mas nós temos feito um trabalho interno importante de capacitação. É importante destacar também que nós conseguimos manter nossas equipes, com um baixo índice de contaminação e ainda pudemos ampliar o número de profissionais do HUANA”.

MATÉRIA: FELIPE HOMSI E HARIANE RODRIGUES

FOTOS: FELIPE HOMSI