Huana promove ações de combate e prevenção ao novo coronavírus

Huana promove ações de combate e prevenção ao novo coronavírus

Hospital, localizado em Anápolis, faz parte da rede hospitalar do Governo de Goiás e conta com unidades de isolamento para pacientes com suspeita e para casos confirmados de Covid-19

O Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana), unidade de saúde do Governo de Goiás, está equipado com uma estrutura adequada para lidar com casos suspeitos e confirmados da doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19), com ventiladores pulmonares, unidades de isolamento e terapia intensiva (UTI), leitos e uma equipe de profissionais prontos para atuação no combate e prevenção ao coronavírus. São 15 leitos de UTI e 20 de enfermaria específicos para Covid-19. A unidade também possui reserva técnica de 18 leitos clínicos, que podem ser utilizados, se necessário.

A Fundação Universitária Evangélica (Funev) é a organização social gestora da instituição hospitalar. “A Funev cumpre à risca o contrato de gestão mantido junto à Secretaria Estadual de Saúde. Ninguém previa a ocorrência de um pandemia, mas estamos preparados para passar por esse momento”, pontua o médico Cicílio Alves de Moraes, presidente da Fundação.

“O Huana segue todos os protocolos de segurança para prevenção e combate à Covid-19. Com a instalação dos setores de isolamento, é possível garantir a segurança de quem acessa o hospital. A Secretaria Estadual de Saúde investiu na estrutura hospitalar, que garante excelência no atendimento à população”, destaca João Pedro dos Santos Pereira, diretor-executivo da unidade.

Para Renato Pereira de Sousa, gerente-administrativo do Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo, “o momento exige cuidados com os protocolos exigidos para Covid-19, levando-se em conta os aspectos humano e de estrutura hospitalar”.

Celebração

Em meio a tantas notícias impactantes, a equipe do Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo passou por momentos de alegria. Um homem com diagnóstico confirmado de Covid-19 respondeu positivamente ao tratamento e teve condição de alta.

Diretores, parte da equipe de assistência, médicos e colaboradores do setor administrativo comemoraram este momento importante, com a formação de um corredor humano para aguardar a saída do paciente e uma salva de palmas.

O homem foi admitido no dia 15 de abril em leito de enfermaria no isolamento para pacientes com Covid-19. Durante a internação, houve a necessidade de tratamento intensivo, com o deslocamento do paciente para a UTI. Em 23 de abril, retornou para a enfermaria-isolamento.

“Estamos vivenciando dias difíceis e, ao mesmo tempo, somos profissionais da saúde. Estamos à frente desse serviço, muitas vezes exaustivo. A alta de um paciente curado de Covid-19 é muito gratificante e nos impulsiona no trabalho e no dia-a-dia. Esse tipo de situação faz com que nós acreditemos na cura e no resultado do nosso trabalho contínuo”, destaca Vanessa Lobo de Siqueira, coordenadora de enfermagem.

Vanessa Lobo ainda exalta os papeis desempenhados pelas equipes do Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo: “esse momento nos faz ver a importância de cada setor, a importância do trabalho em equipe. O que me deixa mais grata é ver que, em um momento tão difícil de crise, a união faz a diferença. Estamos de mãos dadas e vestidos com a camisa do Huana“.

Felipe Homsi (texto e fotos)/Funev