HUANA suspende visitas a pacientes em prevenção ao avanço do coronavírus

HUANA suspende visitas a pacientes em prevenção ao avanço do coronavírus

O Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo – HUANA, está tomando uma série de medidas para conter o avanço do novo coronavírus na cidade. Entre as providências está a suspensão de visitas. A partir, do dia 18 de março de 2020 os pacientes não receberam mais visitas conforme Portaria nº 03 do HUANA.

A medida adotada, visa reduzir a aglomeração e circulação de pessoas no interior do hospital para garantir a não transmissão do coronavírus. A única exceção são os acompanhantes, que poderão ficar com o paciente, respeitando as medidas de segurança estabelecidas pela unidade. Os familiares dos pacientes internados nos leitos das Unidades de Terapia Intensiva – UTI, terão acesso aos Médicos para esclarecimentos de dúvidas e informações a respeito do quadro clínico dos pacientes.

O HUANA recomenda:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e brinquedo das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.

Confira a portaria:

PORTARIA Nº 03, DE 17 DE MARÇO DE 2020.

Dispõe sobre a Suspensão da Visitação de pacientes internados no âmbito do Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo/HUANA, em razão da situação de emergência na saúde pública no Estado de Goiás provocada pelo do novo Coronavírus (COVID-19) e dá outras providências.

O Diretor Técnico e Gerente Administrativo do Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo/HUANA, no uso de suas atribuições legais e conferidas pelo Diretor Executivo da FUNEV;

CONSIDERANDO a Portaria nº 188, de 03 de fevereiro de 2020, emitida pelo Ministro da Saúde, cujo teor declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, conforme Decreto nº 7.616, de 17 de novembro de 2011;

CONSIDERANDO o Decreto nº 9.633, de 13 de março de 2020, emitido pelo Governo do Estado de Goiás, cujo teor decreta situação de emergência na saúde pública no Estado de Goiás pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, tendo em vista a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), decorrente da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV), nos termos da Portaria nº 188, de 03 de fevereiro de 2020, do Ministério da Saúde;

CONSIDERANDO o Decreto nº 44.691 de 15 de março de 2020, emitido pelo Prefeito Municipal de Anápolis, cujo teor decreta a situação de emergência na saúde pública no Município de Anápolis, bem como através do seu Art. 3º, inciso II, suspende pelo prazo de 15 (quinze) dias, prorrogáveis por interesse público, a visitação de pacientes internados em âmbito hospitalar, principalmente àqueles com suspeita ou confirmação de diagnóstico de Cornonavírus,

RESOLVEM:

Art. 1º – Suspender pelo período compreendido entre os dias 18/03/2020 e 31/03/2020, com possibilidade de prorrogação, todas as visitas aos pacientes internados nos leitos de Enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva e Box de Emergência do Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo/HUANA, a fim de evitar a disseminação do novo Coronavírus (2019-nCov) aos pacientes imunocomprometidos.

Art. 2º – Fica assegurado aos familiares dos pacientes internados nos leitos das Unidades de Terapia Intensiva o acesso aos Médicos para esclarecimentos de dúvidas e informações a respeito do quadro clínico dos pacientes, nos seguintes horários:

I – UTI 3 – 15h00min às 15h30min.

II – UTI 1 – 16h30min às 17h00min.

Art. 3º – Aos familiares dos pacientes que se encontram no Pronto-Socorro do HUANA fica assegurado o acesso aos Médicos entre 16h00min às 16h10min.

Art. 4ª – A presente Portaria suspende por igual período as visitas religiosas aos pacientes no âmbito da unidade hospitalar.

Art. 5º – As medidas previstas nesta Portaria poderão ser reavaliadas a qualquer momento.

Art. 6º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua assinatura.

Anápolis, 17 de março de 2020.

Renato Pereira Souza
Gerente Administrativo HUANA
Dr. Stanley J. F. Pina Diretor Técnico – CRM/GO 10322 HUANA