HURSO ministra palestra sobre acreditação

IMG_7983

O Hospital de Urgências de Anápolis realiza na tarde dessa quinta-feira (29), uma palestra com a assessora de qualidade do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), Thaisa Cristina Afonso, sobre o processo de acreditação hospitalar, que é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.

Ela explica que o certificado emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) possui um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.

Em Goiás, quatro unidades hospitalares receberam o selo da ONA. No HUAna, foi criada uma comissão acreditadora desde julho de 2014, visando o aprimoramento das atividades para a inspeção da Organização.

Processo
O processo acreditação é pautado por três princípios fundamentais: é voluntário, feito por escolha da organização de saúde; é periódico, com avaliação das organizações de saúde para certificação e durante o período de validade do certificado; é reservado, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação não são divulgadas.