NOTA OFICIAL

NOTA OFICIAL

O Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUANA) esclarece à comunidade anapolina que não existem impedimentos para que cidadãos de Anápolis com suspeita ou confirmados para COVID-19 tenham acesso ao atendimento nesta unidade de saúde. Pelo contrário, o Huana recebeu, desde o início da pandemia, pacientes anapolinos com suspeita e confirmados para COVID-19, alguns provenientes de unidades de saúde públicas municipais e outros de forma espontânea. Tanto que desde o início do atendimento no Huana a pacientes com suspeita ou confirmados para Covid, 55% dos pacientes atendidos são do Município de Anápolis.

O Huana informa ainda que, uma vez que a Prefeitura de Anápolis, conta com estrutura própria para combate à COVID-19, conforme já veiculado em diversos canais de comunicação da cidade, o número de pacientes locais enviados ao Huana com suspeita para o novo coronavírus tende a cair naturalmente. Diferentemente do que vem sendo veiculado em diversas plataformas de notícias, não procede a informação de que existe uma proibição por parte da Secretaria Estadual de Saúde ou por parte da Diretoria do Huana de internações de pacientes de Anápolis no Hospital de Urgências de Anápolis Dr Henrique Santillo (HUANA).

Ressaltamos que informações e o acompanhamento de óbitos por Covid-19 são de responsabilidade da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município.

Destacamos também que os pacientes que chegam de outras unidades ou municípios no Huana são por via da regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que é responsável pela manutenção dos hospitais estaduais em Goiás.

Reafirmamos nosso compromisso com a cidade de Anápolis e sua população bem como com toda a região atendida pela unidade de saúde.