SES-GO equipa Huana com mais 12 novos respiradores e monitores para enfrentamento ao novo coronavírus

Ao todo, são 12 respiradores e 12 monitores já entregues ao HUANA, que substituirão aparelhos em uso atualmente na UTI voltada a pacientes com suspeita ou confirmação para COVID-19. Instituição prevê economia em aluguel de equipamentos

Como reforço no combate ao coronavírus e ampliação dos investimentos, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) disponibilizou na segunda-feira, 10 de agosto, 12 respiradores e 12 monitores para o Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUANA). São aparelhos destinados ao tratamento de pacientes com sintomas ou confirmação da COVID-19 e que precisam de terapia intensiva.

Os dispositivos já foram entregues. Os respiradores vão substituir equipamentos que atualmente são alugados para uso na UTI de isolamento para COVID-19. Com a troca, não ocorrerá gastos com aluguel dos equipamentos. Os aparelhos seguirão na unidade mesmo após a pandemia, servindo a população goiana que necessitar de ventilação mecânica.

Atualmente, o HUANA possui 33 vagas de UTI para pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19. A unidade dispõe ainda de 18 leitos convencionais, fazendo com que o total de leitos de UTI chegue a 51. O Hospital de Urgências de Anápolis possui ainda 81 leitos de enfermaria, sendo 61 convencionais e 20 de isolamento COVID-19.

Texto: Felipe Homsi