HEANA avança na implantação do projeto de integração dos hospitais em plataforma única

_Unidade promove a troca de computadores em todos os setores e o treinamento dos colaboradores; novo sistema implantado dará mais agilidade na gestão das informações_

Uma importante etapa do processo de implantação do prontuário eletrônico no Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HEANA) está em andamento desde o mês de outubro. 150 novos computadores foram instalados na unidades e serão conectados ao sistema “MV Soul”, ferramenta utilizada para dar eficiência à gestão hospitalar.

A implantação do sistema MV teve início em agosto de 2020, quando uma equipe da empresa responsável pelo seu desenvolvimento esteve no hospital. O HEANA foi uma foi uma das primeiras unidades hospitalares estaduais a “virar a chave” neste ciclo da implementação do projeto de integração dos hospitais estaduais em plataforma única. O projeto tem como objetivo final a implantação de um prontuário eletrônico totalmente integrado.

O sistema está em funcionamento no Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo desde o dia 15 de agosto do ano passado. A partir desta data, informações sobre a chegada dos pacientes à unidade e sobre a disponibilização de suprimentos passaram a ser acessadas eletronicamente.
“Agora, com a instalação dos novos computadores, as informações de todos os setores do hospital estarão interligadas, agilizando e humanizando o atendimento.

Colaboradores do HEANA passam por um treinamento específico para uso do novo sistema. O MV Soul é extremamente vantajoso para instituições hospitalares. Além de otimizar as informações, reduz a necessidade do uso de papel, contribuindo com o meio ambiente. A ideia é que esteja totalmente implantado até 15 de dezembro”, explica Esli Pereira Faustino Júnior, encarregado do setor de TI.

A implantação do projeto nas unidades hospitalares promove uma adequação dessas unidades à nova realidade tecnológica. Dentre as principais vantagens, estão a unificação das informações, a otimização no atendimento e principalmente a humanização dos serviços oferecidos aos pacientes.

Vantagens

Nesta etapa de implantação do sistema MV Soul no Heana, serão incluídos dados de diversas áreas do hospital, como resultados de exames de imagem e laboratoriais e o prontuário eletrônico do paciente poderão ser acessadas eletronicamente. “Sabemos da importância destas mudanças para as instituições de saúde. O HEANA reconhece esses investimentos da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás como um importante passo rumo ao futuro. É a tecnologia a favor da saúde”, destaca o médico Dr. Cicílio Alves de Moraes, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Universitária Evangélica – FUNEV, gestora do Hospital de Urgências de Anápolis.

Direção

Com a implantação do Prontuário Eletrônico do SOUL MV, o Heana entra em uma nova etapa do seu desenvolvimento. João Pedro dos Santos Pereira, Diretor Executivo da FUNEV/HEANA, ressalta que o prontuário eletrônico do paciente é uma ferramenta tecnológica valiosa na otimização de processos e promoção de segurança aos pacientes.

“O avanço tecnológico é uma realidade mundial, com esse avanço aplicado à saúde, podemos ver importantes projetos, como esse que está acontecendo no Estado de Goiás, com a integração dos hospitais em plataforma única. No caso específico do HEANA, com adesão ao projeto, também avançamos enquanto gestão, com a informatização total da unidade, o que viabiliza melhores decisões gerenciais estratégicas, incluindo a implantação do prontuário eletrônico do paciente, que permite um avanço na qualidade e utilização dos registros”, pontua ainda.

Avanço

A plataforma possui diversas vantagens, quando comparada ao prontuário de papel, conforme explica o diretor administrativo do HEANA, Renato Pereira de Souza: “a implantação do prontuário eletrônico é um divisor de águas para a gestão do HEANA, pois promoverá redução de custos, maior controle, otimização dos processos de trabalho e principalmente a segurança do paciente, já que colabora com a personalização do cuidado”. “As informações coletadas do novo sistema auxiliarão a gestão a tomar decisões mais assertivas, objetivando cada vez mais a melhoria do atendimento, o acesso à saúde e a humanização”, continua.

Prontuário eletrônico

O Prontuário Eletrônico do SOUL MV reúne, em um único local, as informações clínicas e assistenciais de todos os atendimentos dos pacientes, simplificando o armazenamento de dados e facilitando o dia a dia de médicos, equipe de enfermagem e demais profissionais de saúde, além de garantir a segurança do paciente.  Reconhecido pelo KLAS, instituto norte-americano de pesquisa e _insights_, como o melhor prontuário eletrônico da América Latina por quatro vezes consecutivas (2016/2017/2018/2019), a solução possibilita a análise estatística dos dados clínicos e garante a legibilidade total das informações.

Planejamento

Os prontuários eletrônicos são implantados por módulos. “Acreditamos que a inovação tecnológica é aliada da gestão e planejamento dentro de uma instituição hospitalar. Os investimentos nos prontuários eletrônicos feitos pelo Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES-GO), contribuem para traçarmos novas metas que aprimorem ainda mais o atendimento de urgência e emergência oferecido à população”, destaca Daniel Hassel, gerente de gestão e planejamento da FUNEV.