HEANA é destaque entre unidades de saúde goianas com Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente em 2021

HEANA é destaque entre unidades de saúde goianas com Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente em 2021

O Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo – HEANA, gerido pela Fundação Universitária Evangélica – FUNEV, promove diversas ações institucionais com o objetivo de manter um ambiente seguro para seus pacientes, visitantes e público interno.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA lançou seu Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – 2021. A boa notícia é que o HEANA está entre as nove unidades de saúde goianas que apresentaram Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente em 2021.

De acordo com a Anvisa, “a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS, desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva – UTI”.

O resultado positivo é fruto do investimento realizado pelo Governo do Estado de Goiás na saúde pública do Estado, e do trabalho realizado pela FUNEV, que investe permanentemente em seus recursos humanos e na estrutura hospitalar para garantir um ambiente seguro a todas as pessoas que passam pela unidade, em especial os pacientes. “Recebemos com muita alegria o resultado Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – 2021. A conquista expressa a excelência das nossas equipes na assistência em saúde”, destaca João Pedro dos Santos, Diretor Executivo FUNEV.

Esta é a primeira vez que o Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo figura na lista de alta conformidade em segurança do paciente da Anvisa, publicação anual que inclui instituições hospitalares de todo o país. “Quanto às práticas seguras voltadas ao paciente, o HEANA está ao lado de importantes hospitais do país, como algumas unidades da Rede D’Or e Hospital das Forças Armadas de Brasília. A FUNEV continuará investindo no aprimoramento do trabalho de suas equipes e na estrutura das unidades geridas pela fundação”, destaca ainda João Pedro dos Santos.

Ainda conforme a publicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente vem sendo realizada de forma integrada entre Anvisa, Núcleos de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP VISA) dos estados, Distrito Federal (DF) e municípios e as 5 Coordenações Estaduais/Distrital e municipais de Controle de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (CECIRAS/CDCIRAS/CMCIRAS) com o propósito de estimular a adesão e avaliar a implantação destas práticas, além de cooperar para a melhoria do

cuidado prestado aos pacientes”.

Qualidade

A gerente de qualidade da FUNEV, Jaqueline Vieira de Almeida, explica a importância da publicação para o Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo, assim como a relevância dos investimentos feitos em segurança do paciente nos últimos anos: “o envio do relatório de segurança do paciente pela unidade de saúde do país não é obrigatório. É um documento muito importante, pois reforça as práticas realizadas pelo hospital ao longo do ano anterior. O reconhecimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária é um selo de premiação para todos nós”.

A enfermeira do Escritório de Qualidade do HEANA, Cacilda Alves Caiado, ressalta que a unidade fortalece a cada ano os indicadores relacionados à segurança do paciente. “Sermos reconhecidos pela ANVISA é o retrato da adesão de todos os setores à segurança do paciente. Temos um setor de qualidade bem estruturado, que realiza diariamente treinamentos, auditorias e demais ações para garantir que todos os locais sejam seguros para os pacientes. Nossas práticas estão de acordo com os protocolos das agências reguladoras”, destaca.

O Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo possui uma cultura de segurança do paciente, conforme explicam ainda Cacilda e Jaqueline. Atua ainda na área de segurança do paciente Amanda Rodrigues Dias, assessora de qualidade do HEANA. À época em que os dados foram coletados para o relatório, a atual coordenadora de planejamento e gestão da FUNEV, Hellen Joyce Lemos Boaventura de Miranda, era a coordenadora de segurança do paciente no Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo.

Relatório

Em 2021, preencheram o formulário de Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente, 1.329 hospitais com UTI, correspondendo a 68% de participação do público alvo nesse processo avaliativo. Considerou-se como público-alvo para o ano de 2021, 1.951 hospitais com UTI em funcionamento no país em 2020, segundo informações constantes nas planilhas de análise enviadas pelos NSP VISA estaduais/DF à Anvisa.

No caso dos Amapá, Pará e São Paulo, foi considerado o número de hospitais com UTI constante na Lista de Serviços de Saúde enviada por email à GVIMS/GGTES/Anvisa antes da Avaliação.